Acabo de comprar um notebook. O modelo escolhido foi o Kennex U50SA.

Como a Kennex, em um raro momento de sabedoria, não considera a troca de sistema operacional um procedimento que viola a garantia do produto, a primeira coisa que fiz foi remover o Insigne Linux que vem instalado no notebook e instalar o Windows 7 em dual boot com o Ubuntu 8.10 .

A instalação do Windows 7 ocorreu sem nenhum problema. Tudo funcionando perfeitamente nesse sistema. Ao término da instalação somente foi necessário instalar os drivers da placa de rede com e sem fio.

Já para a instalação do Ubuntu são necessárias algumas configurações.

Ao inicializar o computador através do live cd, será preciso apertar a tecla F6, para selecionar outras opções de boot. Marque a opção _“nolapic”_. Somente assim você conseguirá iniciar  e instalar o sistema através do cd.

Após instalar o sistema não será possível dar boot pelo Ubuntu. Para isso, serão necessárias algumas configurações no GRUB, o gerenciado de boot utilizado pelo Ubuntu.

Ao iniciar, quando exibida a tela de opções para escolher o sistema operacional a ser iniciado, selecione o Ubuntu e pressione a tecla _“e”_, para editar as opções de boot. Você deverá adicionar ao final da terceira linha, os seguintes parâmetros:

noapic pci=assign-busses apicmaintimer idle=poll

Feito isso, pressione “b”, para iniciar o sistema.

Com o Ubuntu em execução, adicione os mesmos parâmetros diretamente ao arquivo menu.lst de seu GRUB. Para isso acesse o seu terminal (Aplicativos > Acessórios > Consola), e execute o comando: sudo su. Assim você ganhará permissões de administrador para executar as alterações necessárias no arquivo. Para edita-lo  execute: vim /boot/grub/menu.lst. Procure neste arquivo pela mesma linha que você editou na inicialização do computador. Por padrão, ela deve ser a 4ª linha encontrada logo abaixo do texto:

## ## End Default Options ##

Lá, assim como feito antes, você deverá adicionar os parâmetros de inicialização citados acima. Para habilitar a edição de textos no Vim, você deve pressionar a tecla “i”. Para salvar as alterações, pressione “esc” e, em seguida, digite :wq e pressione “enter”. Pronto! Todas as alterações necessárias foram realizadas. Agora seu sistema operacional poderá ser iniciado sem nenhum problema. O Ubuntu é uma excelente escolha para esse notebook!. Tudo funciona perfeitamente, sem necessidade de nenhuma configuração. Logo mais irei fazer uma análise mais detalhada do novo notebook, que, já adiantando, tem uma performance bastante impressionante!