Por muito tempo eu fui usuário do Amarok. Para mim ele era O music player. Mas um dia resolveram atualiza-lo e lançaram a versão 2.0, uma bela porcaria! Desde então testei diversos tocadores: Listen, RhythmBox e Banshee e nenhum me agradou. Foi então que encontrei o Exaile e gostei.

Trata-se de um player leve, escrito em python e utilizando GTK. Sem frescuras, tem poucos recursos, praticamente todos os que eu utilizava no Amarok. Até a interface lembra bastante a versão antiga do meu último player. Entretanto senti falta de uma funcionalidade: Preencher as tags do arquivo com informações do Musicbrainz . É comum ter arquivos com tags fora de padrão, ou até mesmo sem nenhuma informação nelas e arrumar isso na mão é um saco. Para resolver o problema, criei um plugin!

Com o plugin Musicbrainz basta selecionar uma música em sua playlist, clicar com o botão direito e selecionar “Fill tags with MusicBrainz suggestions”. Irá surgir uma janela, como na imagem abaixo:

Track Suggestions

As sugestões estão ordenadas por score. Quanto maior o escore, maior a probabilidade de ser a correta. Para preencher as tags de seu arquivo, basta selecionar a opção que melhor se encaixe no seu caso e clicar em “Save”.

Sim, o plugin trabalha apenas com uma música por vez. A idéia não é arrumar toda a sua coleção, mas sim corrigir um ou outro erro em um arquivo. Para recursos mais elaborados você pode utilizar o Picard , da própria Musicbrainz. Entretanto, quem sabe em futuras versões não tenha uma versão mais completa? ;D

Para baixar o plugin utilize o link abaixo. No Exaile, para instalar, vá em Edit > Preferences > Plugins. Clique em Install Plugin File e selecione o arquivo em seu computador. Por fim, habilite o Musicbrainz na lista de plugins!

Dowload: Musicbrainz plugin para Exaile